A carregar Eventos

Semana do Cérebro e da Neurorradiologia: Brain Week 2017 – As Neurociências, numa semana em revista celebrada pela Neurorradiologia Portuguesa

1. DIFUSÃO LIVESTREAMING – Multiple Sclerosis World Day: by British Medical Journal (BMJ)

A abertura oficial do evento, no Campus Universitário/ Reitoria de Aveiro, coincidente com o World Multiple Sclerosis Day (31 de maio), tornou-se ponto de partida para uma série de reuniões temáticas relacionadas com transmissão livestreaming e chancela do British Medical Journal.

-REUNIÃO DE CONSENSO ESCLEROSE MÚLTIPLA 2017

O World MS day pautou-se igualmente pela Reunião de Consenso Diagnóstico e Terapêutico entre a SPNR e o Grupo de Estudo da Esclerose Múltipla (GEEM – Sociedade Portuguesa de Neurologia). Contou com a participação do Dr. José Vale, Presidente do GEEM, do Dr. Àlex Rovira (Presidente da European Society of Neuroradiology – ESNR) e do Dr. Pedro Vilela (Presidente da SPNR). Anfiteatro de Atos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro.

– CONFERÊNCIA DE ABERTURA BRAIN WEEK 2017: “Neuroscience: Science and History”

Conferência de Abertura BW´17, intitulada “Neurociências: com Ciência e História”, pretensamente inclusiva e abrangente, numa perspetiva investigacional, mas também histórica. Iniciou-se com o Prof. Dietmar Dietrich da Universidade Técnica de Viena, sendo secundado pelo Prof. Miguel Castelo-Branco (IBILI- Univ. Coimbra) e pela Prof. Odete Silva (IBIMED – Univ. Aveiro). Seguiram-se a Prof. Susana Aires Sousa (Centro Direito Biomédico Univ. Coimbra), o Prof. João Rui Pita (CEIS 20 – Univ. Coimbra) e o Dr. Aires Gonçalves (médico radiologista do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos). Os trabalhos decorreram no Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

-LANÇAMENTO DO LIVRO COMEMORATIVO: “OS TRILHOS DA NEURORRADIOLOGIA, 90 ANOS APÓS A 1ª ANGIOGRAFIA CEREBRAL”

Apresentado pelo Prof. Vítor Oliveira (past-Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Diretor do Centro de Estudos Egas Moniz, Hospital de Santa Maria), na Casa Museu Egas Moniz em Avanca, antecedeu as assinaturas protocolares entre diferentes instituições e a Direção da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia/ Presidência da BW´17, nas pessoas do Dr. Pedro Vilela e do Dr. Pedro de Melo Freitas.

-ASSINATURAS PROTOCOLARES COM A SPNR

Assinaram-se vários protocolos institucionais, nomeadamente entre a Neurorradiologia Portuguesa e a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (SBNR), assim como entre a Neurorradiologia e as instituições nacionais nas áreas da história médica (Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos), do universo do ensino/investigação (Universidade de Aveiro) e da saúde nacional/ investigação (ICNAS – Instituto Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde – IBILI Brain Imaging Network), assim como de apoio a estruturas e organizações de doentes, a exemplo da Associação Portugal AVC (PT.AVC), sob a égide de uma Comissão de Honra que inclui das mais elevadas individualidades institucionais nacionais e do universo das Neurociências. Como membros fundadores do Conselho Português para o Cérebro, o médico neurologista e professor universitário António Freire Gonçalves, conjuntamente com o médico neurorradiologista Pedro de Melo Freitas, anunciaram também publicamente e na sessão solene da Casa-Museu Egas Moniz, o revalidado memorando do Conselho Português para o Cérebro, pretenso fórum de consenso interespecialidades nesta área da Ciência.

 

2. XIII CONGRESSO NACIONAL DE NEURORRADIOLOGIA (1º dia)

– CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EM NEURORRADIOLOGIA CLÍNICA

MÓDULO 1: SHUNTS ARTERIO – VENOSOS E LESÕES HIPERVASCULARIZADAS

Com a presença do palestrante internacional Karel terBrugge, presidente da Sociedade Canadiana de Neurorradiologia, assim como de diversos palestrantes representativos da realidade hospitalar nacional, foi iniciado o Ciclo de Cursos de Atualização em Neurorradiologia Clínica, promovendo a abordagem da patologia, diagnóstico e terapêutica no SNC, com enfoque nos shunts arterio – venosos e nas lesões hipervascularizadas.  

-VII SEMINÁRIO DE FÍSICA MÉDICA DA SPNR/UNAVE

“RADIOCIRURGIA DO SNC: A FÍSICA MÉDICA NO SUPORTE À IMAGEM, DIAGNÓSTICO E TERAPIA”

Os trabalhos decorreram no Ciclo Criativo – Estarreja, dando seguimento a um percurso de colaboração entre a Universidade de Aveiro e a SPNR, iniciada no ano 2008, aquando do Seminário I, ainda nas instalações da antiga Reitoria da UA. Sob a coordenação do médico neurorradiologista e docente da UA, Pedro de Melo Freitas, assim como da investigadora do IPO-FG (Coimbra), Maria do Carmo Lopes, realizou-se uma concorrida sessão com temas de Radioterapia, Medicina Nuclear e Neurorradiologia aplicada a tumores, intitulada: “Radiocirurgia do SNC: a Física Médica no suporte à Imagem, Diagnóstico e Terapia”.

– EXPOSIÇÃO da MESA DA ANGIOGRAFIA PRIMORDIAL (1927) / EMISSÃO FILATÉLICA ALUSIVA AOS 90 ANOS da 1ª ANGIOGRAFIA CEREBRAL / INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE ARTE FILATÉLICA «Egas Moniz – do desenho original ao Selo»

Simbolicamente patente, de modo excecional, a mesa de Raios X onde foi realizada pelo Neurocientista a primeira angiografia cerebral – Hospital de Santa Marta (cortesia do Centro Hospitalar Lisboa Central) e onde há cerca de um século, ocorreram as primeiras investigações clandestinas conducentes a tal feito louvável. Também patente o espólio artístico graciosamente cedido pela Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) e, originalmente/pela 1ª vez em mostra pública. Contendo os originais desenhos de conceituados nomes da pintura, desde finais dos anos 50 do século passado, foi acompanhado na abertura do XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia com a emissão de uma série filatélica alusiva à primeira angiografia cerebral. (Veja mais informações)

– INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DE ARTE “BRAINSTORMING – a celebração da Ciência após 90 Anos de Engenho e Arte “

Porque o ideal humanista do médico também se transmite através da arte, a BW´17 incluiu igualmente uma vertente solidária, com atividades artísticas integradas e a divulgação da “Campanha Nacional STOP AVC – SPNR” (este ano com o contributo do alpinista João Garcia), da qual se destacaram a Exposição de Arte “Brainstorming – a celebração da Ciência após 90 Anos de Engenho e Arte”, patente da Casa Municipal da Cultura (Estarreja) e dando seguimento à exposição “Neur´Arte – O Cérebro e a Arte” constituída em 2015, no Museu de Aveiro, a propósito da comemoração do Congresso do 25º Aniversário da SPNR e integrada igualmente na “Campanha Nacional STOP AVC – SPNR”. Inaugurada pelo Dr. Eduardo Medina, co-presidente do XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia, às 18.00 do dia 1 de junho.

– ASSEMBLEIA-GERAL DA SPNR

Realizada na Biblioteca Municipal de Estarreja, entre outros assuntos, a AG aprovou a revisão de estatutos e mudança de sede para Coimbra da SPNR, assim como a entrada de novos sócios efetivos e honorários (institucionais: Universidade de Aveiro; ICNAS-Brain Imaging Network; Município de Estarreja; individuais: Àlex Rovira – ESNR, José Guilherme Pereira Caldas – SBNR, Rosa Maria Rodrigues – CMEM) tendo depois procedido à eleição dos novos Órgãos Sociais para o Biénio 2017-2019. A nova direção é constituída por: Prof. João Xavier (Presidente), Dra. Sofia Reimão (Secretária-Geral) e Dra. Inês Carreiro (Tesoureira). A Presidência da Assembleia-Geral será encimada pela Dra. Joana Graça.

– PROJEÇÃO CINEMATOGRÁFICA E TERTÚLIA: “O CINEMA E AS NEUROCIÊNCIAS” (Cineteatro de Estarreja/ Cineclube de Avanca)

Em articulação entre a SPNR (Dr. Tiago Baptista e Dr. Pedro de Melo Freitas) e o Cineclube de Avanca, decorreu a projeção e tertúlia “O CINEMA E AS NEUROCIÊNCIAS”, moderada por Mário Augusto, reputado jornalista e crítico de Cinema. Iniciativa aberta à comunidade, teve a participação de Altamiro Costa Pereira (Fundador do Cineclube de Avanca e Professor da Faculdade Medicina da Universidade Porto), João Alegria (Cultura CME), Manuel Assunção (Reitor da Universidade de Aveiro) e Pio de Abreu (Conselho Nacional da Saúde Mental; Professor Da Universidade de Coimbra, Psiquiatra e Escritor). Projetou-se a curta metragem “The Ask” e excertos dos filmes “Diário da Nossa Paixão” (2004) e “O Escafandro e a Borboleta” (2007).

 

3. XIII CONGRESSO NACIONAL DE NEURORRADIOLOGIA (2º dia) (Difusão LIVESTREAMING)

– SESSÃO SOLENE DE ABERTURA BW’17

Na presença do digníssimo Bastonário, Dr. Miguel Guimarães, assim como do representante de S. Exca Ministro da Saúde, presidente da ARS Centro, dos presidentes da European Society of Neuroradiology – ESNR (Dr. Àlex Rovira), da Sociedade Brasileira (Dr. José Guilherme Pereira Caldas) e da Sociedade Canadiana de Neurorradiologia (Dr. Karel terBrugge), do Presidente do Município anfitrião de Estarreja (Dr. Diamantino Sabina), dos presidentes do XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia, de presidentes dos conselhos de administração hospitalar, de sociedades médicas e Universidades/ Faculdades de Medicina entre outras individualidades institucionais e comunidade médica e académica presentes. Durante a cerimónia foi exibido um filme alusivo ao 90º aniversário da 1ª angiografia cerebral. Dia 2 de Junho, pelas 18.00 no Cineteatro Estarreja.

– PRÉMIO EGAS MONIZ EM NEURORRADIOLOGIA 2017

A comemoração do 90º Aniversário da 1ª Angiografia Cerebral, realizada por Egas Moniz a 28 de junho de 1927 (e que valeu o Prémio de Oslo em 1945), foi o mote para a atribuição em Estarreja do Prémio Nacional Egas Moniz em Neurorradiologia (bienal de carreira e tributo à Neurorradiologia Portuguesa). O referido prémio, atribuído este ano e pela 1ª vez na cidade-berço do neurocientista, traduziu os objetivos preconizados em protocolo celebrado no passado recente entre a Ordem dos Médicos, a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia e o Município de Estarreja. Foram galardoados o Dr. Jorge Resende Pereira (póstumo – ULS Pedro Hispano), Dr. Romeu Cruz (CH Porto) e o Dr. Rui Manaças (CH Lisboa Central).

-APRESENTAÇÃO DO LIVRO BILINGUE “THE LEGACY OF EGAS MONIZ IN PRESENT-DAY NEURORADIOLOGY – Universal Perspective after the first Cerebral Angiography”

Foram editados e apresentados dois livros, um dos quais bilingue (A Herança de Egas Moniz na Neurorradiologia Atual / The Legacy of Egas Moniz in Present-day Neuroradiology – Universal Perspective after the first Cerebral Angiography) com contribuições de várias personalidades de mérito reconhecido da Neurorradiologia mundial atual, o que bem atesta a transversalidade do evento. (apresentado pelo Dr. Manuel Valente Alves, médico e investigador, fundador do Museu da Medicina – Faculdade de Medicina de Lisboa).

-HOMENAGEM ao PROF. DOUTOR JOÃO LOBO ANTUNES

Personalidade marcante do universo das Neurociências, desaparecida recentemente, integrou a Comissão de Honra da inaugural Brain Week 2017, tendo sido realizada singela homenagem a título póstumo, num Município que o próprio visitava várias vezes e do qual era detentor simbólico das respectivas chaves da cidade.

-CONCERTO SOLIDÁRIO (ASSOCIAÇÃO PORTUGAL AVC – PT.AVC)

Em parceria com a PT.AVC, e revertendo a receita a favor da Unidade de Cuidados de Saúde Continuados Egas Moniz (Avanca), realizou-se no Cineteatro Estarreja um concerto solidário que contou com a actuação da promissora artista portuguesa VIA.

 

4. XIII CONGRESSO NACIONAL DE NEURORRADIOLOGIA (3º dia) (Difusão LIVESTREAMING)

No passado dia 3 de junho, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, decorreu na Biblioteca Municipal de Estarreja a entrega do Prémio Paulo Mendo 2017, celebrando os melhores trabalhos científicos na forma de poster e de comunicação oral. Este ano a organização atribui um equivalente pecuniário, igual por categoria.

A melhor comunicação científica oral coube ao trabalho (recebido por Daniela Seixas): The role of CNS Fetal MRI: a retrospective single-centre study. Marta Rodrigues, Joana Nunes, Ana Filipa Geraldo, Francisco Valente, Sério Castro. Dept. of Imagiology of Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho.

Este ano, a qualidade dos pósteres motivou um ex-aequo / igual mérito para os trabalhos: (recebido por César Nunes)

Sagittal Midline of the Brain: More than just another sectional Plane… A “Threateningly” useful work tool! Mafalda Pinto, Luís Cruz, Joana Pinto, Ricardo Veiga, Cristina Moura Departamento de Imagem Médica, Área Funcional de Neurorradiologia do CHUC.

Atypical Parkinsonism: Can neuroimage really help in the differential diagnosis? Carla Guerreiro, Mario Mendonça, Pedro Teotónio, Joaquim Ferreira, Jorge Campos, Sofia Reimão Departamento de Neuroimagem do Centro Hospitalar de Lisboa Norte.

Na atribuição dos prémios, estiveram presentes: Dr. Eduardo Medina, co-Presidente do XIII Congresso Nacional; Dr. Pedro de Melo Freitas, Presidente da Brain Week 2017; Dra. Ana Mafalda Reis, em representação da Comissão Científica do Congresso Nacional; Dr. Diamantino Sabina, Presidente da CM de Estarreja e membro da Comissão de Honra do Congresso Nacional/Brain Week´17.

 

5. XIII CONGRESSO NACIONAL DE NEURORRADIOLOGIA (4º dia)

– III CURSO HANDS – ON DE IMAGEM MULTIMODAL SPNR/ IBILI –ICNAS (BIN)

Decorreu no Ciclo Criativo – Estarreja, com sala cheia, a 3ª edição do curso hands-on SPNR/IBILI-ICNAS – Brain Imaging Network. Com o apoio da SIEMENS e coordenação/supervisão da SPNR e colaboração da Dra. Daniela Jardim, apresentaram-se novas sequências e treinaram-se aspetos técnicos relacionados com a tractografia numa ampla variedade de casos clínicos, dando seguimento ao ciclo de cursos iniciado em Aveiro em 2015, aquando do Congresso Nacional dos 25 Anos da SPNR.

-CAMINHADA/ MINI-CAMINHADA ADAPTADA SOLIDÁRIA: CAMPANHA STOP AVC (SPNR/ PT.AVC)

Sobretudo pelo impacto que ações e esforços desta natureza têm na promoção da cultura de saúde e no diagnóstico precoce da doença, melhorando os indicadores de saúde, a qualidade de vida dos doentes e, sobretudo, salvando cada vez mais vidas, a SPNR promoveu, com a edilidade de Estarreja e a associação nacional PT.AVC, a realização de uma caminhada e de uma mini-caminhada adaptada, solidárias. Durante o percurso foram distribuídos folhetos da Campanha STOP AVC – SPNR, referentes ao modo de atuação ideal aquando da ocorrência de sintomas compatíveis com o AVC.  Veja o programa

 

6.– WORKSHOP “IMAGEM MULTIMODAL EM NEUROCIÊNCIAS”

Decorreu no Lenitudes – Medical & Research Center, em Santa Maria da Feira, uma concorrida iniciativa conjunta com a SPNR, com uma abordagem neurorradiológica (Professora Daniela Seixas), neuropsicológica (Dra. Joana Pais), neurológica (Prof. Vítor Tedim Cruz) e nuclearista (Dr. José Manuel Oliveira) da temática dos principais processos neurodegenerativos.

– WORKSHOP “O CÉREBRO: TECNOLOGIA E SOFT SKILLS”

Em parceria com a UNAVE, a SPNR organizou um programa abrangente no domínio da física, eletrónica, engenharia biomédica e investigação em saúde, mas também do coaching e do mindfulness, propiciando a abordagem e interação entre diferentes formas de interagir com “o Cérebro”. O evento decorreu no Cineteatro Estarreja e foi também aberto à população.

 

7. – CURSOS SUPORTE BÁSICO/AVANÇADO DE VIDA (SPNR/UA-SIMULA)

A SPNR, em parceria com a Universidade de Aveiro, designadamente com o seu Centro de Simulação Clínica (SIMULA), promoveu a realização inaugural de formação básica/ avançada para a comunidade em geral e, especificamente, para profissionais de saúde interessados em renovar/ atualizar conceitos de suporte de vida. Os Cursos tiveram um numerus clausus que foi plenamente preenchido, em ambas as vertentes, básica e avançada.

-OPEN DAY – CASA MUSEU EGAS MONIZ

Visita documentada, sob a égide da sua Diretora, Dra. Rosa Maria Rodrigues, aberta à comunidade científica/ profissionais de saúde, assim como população interessada, à antiga residência do neurocientista, situada em Avanca (Estarreja). Edifício denominado “Casa do Marinheiro (Ernesto Korrodi, 1915) hoje transformado em Museu, recria a 1ª metade do século XX, num ambiente eclético multicultural e com uma presença constante de motivos relacionados com a Neurociência, incluindo a famosa Sala da Angiografia, a Sala Nobel, o Prémio de Oslo, assim como o espólio do seu consultório sito em Lisboa.

 

-ENCERRAMENTO BRAIN WEEK 2017

Placa Comemorativa BW´17 e Monumento a Egas e à 1ª Angiografia Cerebral

No dia 28 de junho, simbolicamente, foi encerrada a BRAIN WEEK 2017, com o descerrar de uma placa alusiva ao evento no exterior da Casa Museu Egas Moniz, junto às placas dos “Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia – 25 Anos da SPNR (2015)” e da comemoração do Prémio Nobel da Medicina e da Fisiologia. Procedeu-se igualmente à inauguração do Monumento a Egas Moniz e à 1ª Angiografia Cerebral (1927), nos terrenos envolventes da Quinta do Marinheiro, da autoria do escultor Albano Martins (autor do galardão do Prémio da Neurorradiologia). A escultura, num trecho elevado e sobranceiro à Quinta e lago, ladeado por 20 painéis de angiografias primordiais realizada por Egas e gravadas a laser em granito de Angola, remete o visitante para a última lição do neurocientista, denominada pelo próprio “The Road Left Behind”. A cerimónia contou com a presença das entidades envolvidas na organização da BW´17, assim como demais convidados nacionais e regionais, incluindo descendentes de Egas Moniz, nas pessoas do sobrinho-neto Dr. António Macieira Coelho e seu neto Manuel.